...

2009-04-19

Enquadramento na Vida

Heroi ou Vítima?
Qual a tua opção?
Qual a tua postura?
Qual a tua atitude?

Qual das duas é a tua forma de estar na vida?

Em reflexão sobre a forma de estar de todos nós nas nossas vidas, inúmeras vezes as ideias me surgiam no sentido desta perspectiva. Agora a questão tornou-se assim, simples.

Olhando para as atitudes e reacções de todos nós, pode-se claramente destacar os "herois", que estão bem, sentem-se bem, falam, agem, dinamizam, e encaram tudo com simplicidade e frontalidade e quando algo está mal estão logo dispostos a resolver, muitas das vezes com um largo sorriso na cara.

Depois existem as "vítimas", que nunca se sentem e raramente se mostram bem, todo o momento positivo vem acompanhado de uma imensa noção de esforço pró-social, encaram tudo em negativismo e por vezes até admitem serem válidas e legítimas "soluções" nas opções mais escuras (e... sinceramente... há cada pensamento mais primitivo por aí à solta). Nunca agem no sentido da solução (apenas esperam que ela se desenrole), se estão mal a culpa nunca é deles mas sim de tudo à volta, e quando têm atitudes frontais são sempre para buscar a crítica negativa e a destruição "heroica", como se isso lhes desse reputação ou ego. Resumidamente, são os "coitadinhos".

Assim, exendendida a questão, é possivel constatar que, entre variadíssimas decisões diárias, o rumo certo para todas pode ser encontrado nesta simples questão:

Queres ser "heroi", ou apenas mais uma "vítima"?
Queres ser recordado, ou ser apenas mais um?
Queres ser adorado e feliz, ou ser ignorado e infeliz?

Queres trazer bom ânimo e bem estar, ou queres ser um "extra", e pontualmente até ser um fardo?

A opção é tua!

É impossível ser-se perfeito e é muito difícil, em certos momentos, tomar a opção certa, mas se cada vez mais decidires pelo caminho certo, tudo melhora, e assim consegues tornar-te cada vez mais um "heroi".

1 comentário:

  1. hum... é uma maneira algo simplista de ver a existência do ser humano na sua própria sociedade, mas não deixa de ser válida. por vezes até as explicações mais simples são as mais correctas.

    ResponderEliminar